Perfil


Desde pequena, em Franca, no interior paulista, identifico-me com o calor da cozinha e com os ingredientes de nossa terra, paixão que herdei de minhas avós cearense e mineira.

Cresci sentindo o aroma acolhedor da comida caseira, do café coado, das manhãs com tapioca e com a pergunta: Por que a comida brasileira não fazia parte do menu nas festas e ocasiões especiais? Com isso na cabeça e decidida que meu destino estava entre as panelas e fogões, já formada em administração de empresas, parti para a Itália, onde fiz cursos para formação de profissional de cozinha, e estagiei no restaurante Beccofino, em Florença.

Ao voltar ao Brasil, em 2003, e trabalhar em alguns restaurantes de São Paulo, iniciei uma vasta e profunda pesquisa, uma verdadeira expedição culinária por todas as regiões brasileiras em busca de conhecimento sobre os ingredientes, modo de preparo e a importância cultural de cada prato.

Nos mais de quatro meses de viagem, descobri que o folclore, o artesanato, as lendas populares, a poesia e a religião são os condimentos para se fazer uma receita genuinamente brasileira. E, acompanhada por um fotógrafo e um cinegrafista, desenvolvi o projeto Saberes do Brasil, com o objetivo de difundir o País pelo viés da cultura e da gastronomia. O projeto deu origem ao restaurante Brasil a gosto, o livro de mesmo nome e um documentário.

E, após colocar em prática minhas pesquisas pelas regiões brasileiras, criei esse blog, que é mais um canal para mostrar o Brasil e sua diversidade cultural e culinária. Juntamente com o Twitter e Facebook, ele será o caminho para compartilhar minhas experiências e aprendizado. O modo de ser e de fazer, os ingredientes da terra e as curiosidades deste enorme País serão destacadas semanalmente, numa viagem por cada canto do Brasil.